03 julho, 2017
RESENHA: Se eu ficar
Na primeira resenha do blog eu resolvi trazer um dos primeiros livros que comprei na minha jornada pela leitura, Se eu ficar da autora Gayle Forman. O livro conta a história de Mia, uma adolescente nerd que tem como paixão a música, mais especificamente música clássica, ela toca violoncelo, uma moça que em uma bela manhã de neve, sai com sua família e acaba sofrendo um acidente de carro onde ela é a única sobrevivente. Mia acaba saindo do seu corpo e podendo ver tudo que acontecia desde o acidente até seu coma no hospital, a partir daí ela tem que fazer uma difícil escolha, ela deve ficar?
O livro alterna entre narrativas no presente, em que a Mia passeia pelo hospital vendo tudo que acontece, seus parentes e amigos, e narrativas no passado, contando inúmeras coisas que aconteceram antes do acidente, fala da relação dela com os pais, com o namorado Adam, e com a melhor amiga Kim.
A autora resolveu inverter os papéis do clichê filha rebelde, para colocar essa característica nos pais, que tocavam em bandas de rock, usavam roupas pretas, pintavam o cabelo e coisas do gênero enquanto a filha era nerd apaixonada por música clássica e toca violoncelo. Em vários momentos do livro ela se sentia meio deslocada as vezes, destoando do resto da família, e até do namorado que também toca numa banda de rock, mas ao contrário de muitos livros, Se eu ficar mostra as inseguranças da personagem de uma maneira real e não exagerada, o que faz com que a leitura não foque em coisas desnecessárias para a história, um fator que eu apreciei.
Uma das coisas que eu mais gostei nesse livro foi a relação de amizade construída entre a Mia e a Kim, talvez tenha valido a pena ler o livro apenas pelo desenvolvimento dessa relação já que o relacionamento entre Mia e Adam não me agradou tanto assim. Eu achei o romance deles bem clichê, não que clichês sejam ruins, mas esse relacionamento foi tratado como o motivo de tudo e eu realmente esperava que algo mais original como a salvação da Mia, outra coisa que me incomodou bastante foi a reação da Mia ao acidente, ela viu os pais mortos, ela estava vendo seu próprio corpo numa cama de hospital, todo cheio de tubos e estava muito calma.
Eu esperava bem mais desse livro, não foi uma leitura que me deixou com vontade de acabar logo pra saber o final, me deixou com vontade de acabar logo pois eu queria outros livros com mais emocionantes, seja na narrativa ou na história, talvez eu tenha ido ler com as expectativas altas demais e isso pode ter atrapalhado.
minha nota para Se eu ficar da Gayle Forman é de duas estrelas, por que eu não gostei tanto quanto eu achei que iria gostar.
E você? Já leu o livro? Qual a sua opinião? Deixa nos comentários eu vou adorar ler!
Até a próxima <3
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário